quinta-feira, 5 de maio de 2022

Iniciada formação em serviço para diretores das 73 escolas municipais de Sobral


Aconteceu, na tarde desta quarta-feira (04/05), o primeiro encontro da formação em serviço oferecida pela Secretaria da Educação de Sobral (SME) para os diretores das 73 escolas municipais. O momento foi realizado no auditório da Prefeitura de Sobral e contou com a presença do secretário da Educação, Hebert Lima, além de coordenadores, gerentes e técnicos da SME.

Na abertura do encontro, o secretário Herbert Lima explicou aos presentes sobre as novas formações. “A proposta é que a gente tenha esses encontros pautados em estudos, reflexões e leituras, para que os diretores possam amadurecer suas visões sobre determinados temas e pautas que fazem parte da política educacional de Sobral”, pontuou.


A primeira formação foi conduzida pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica (CODEPE). A ideia é que os diretores passem por ciclos formativos conduzidos pelas dez coordenadorias da Secretaria da Educação.

“A CODEPE apresentou a Matriz Nacional Comum de Competência do Diretor Escolar, com abordagens sobre as competências necessárias para um gestor. Foi proporcionado um momento de construção coletiva e os diretores puderam refletir a própria prática à luz da Matriz Nacional”, explicou a gerente da SME, Maiara Melo.


A próxima formação de diretores acontecerá no dia 19 de maio, e será mediada pela Coordenadoria de Educação Infantil. Será abordado o tema “Implementando o Currículo na prática pedagógica - Planejamento - Registros e Avaliação”.

As formações seguirão até o mês de novembro e abordarão temas como a construção de uma parceria para uma gestão democrática participativa e inclusiva; a dinâmica do diretor escolar nos processos de gestão da escola; e a importância do planejamento, organização e monitoramento das ações administrativas no âmbito escolar.

Veja mais fotos da formação: https://bit.ly/3P233Fy