terça-feira, 31 de maio de 2022

Política educacional de Sobral é apresentada em seminário sobre qualidade da educação pública em Minas Gerais


As políticas educacionais de Sobral, que fizeram o município conhecido nacional e internacionalmente, foram apresentadas no XVII Seminário Estadual da Undime Minas Gerais, realizado de 24 a 26 de maio em Belo Horizonte. Estiveram presentes o diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Amaury Gomes; e a diretora do Centro de Educação Infantil Terezinha de Jesus Ponte Aragão, Talita Jamili.

Na tarde da quarta-feira (25/05), foi realizada a palestra “A experiência de Sobral na Educação”, proferida por Amaury Gomes e Talita Jamili. Foram apresentadas as políticas educacionais do município, mostrando como Sobral saiu de um dos piores resultados do país e conquistou os melhores indicadores educacionais do Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb). A palestra ainda focou na política educacional de Sobral voltada para a educação infantil.


O evento contou com a presença de cerca de 625 pessoas, entre gestores e educadores de diferentes estados brasileiros. O objetivo foi debater assuntos educacionais prioritários para os dirigentes e equipes técnicas das secretarias de educação dos municípios do Estado de Minas Gerais.

“O Seminário é, historicamente, uma importante oportunidade para capacitação, trocas de experiências e debates que envolvem as políticas educacionais. Sempre prezamos por garantir uma programação que atenda às demandas recorrentes trazidas pelos Dirigentes e equipes técnicas dos municípios, sobretudo em tempos tão desafiadores para a educação como os atuais”, destaca a diretora executiva da Undime de Minas Gerais, Suely Rodarte.


Organizado em conferências, mesas de debate e minicursos, durante os três dias de evento, foram abordados assuntos como financiamento da educação, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Sistema Nacional de Educação, processo de ensino-aprendizagem pós-pandemia, tecnologias na educação, programas e políticas de educação do Governo Federal e Estadual, entre outros.

Com informações da Ascom Undime MG