quarta-feira, 18 de maio de 2022

Oficina de implementação do Currículo IDEIA de Ciências para professores do 4º ano do Ensino Fundamental acontece na quinta-feira (19/05)


A Secretaria da Educação de Sobral realiza, na quinta-feira (19/05), a partir das 13h, mais uma oficina de implementação do Currículo IDEIA (Invenção, DEscoberta, Investigação e Aprendizado) de Ciências. A formação acontecerá no Centro de Educação a Distância e contemplará os professores do 4º ano do Ensino Fundamental.

Esta será a quarta oficina prática de vivência com os professores de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Os professores do 1º, 2º e 3º anos já foram contemplados, em oficinas realizadas durante os meses de abril e maio.

Na oficina, os professores do 4º ano irão vivenciar sequências didáticas do eixo do currículo, que será implementado na rede pública municipal de ensino de Sobral ainda neste ano.

A oficina será ministrada pelos educadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), em parceria com a equipe de parceiros da construção do currículo e com os professores laboratoristas, que atuam nos laboratórios já implantados nas escolas municipais de Sobral.

Currículo IDEIA de Ciências

A elaboração do Currículo IDEIA (Invenção, DEscoberta, Investigação e Aprendizado) de Ciências teve início em 2017, em parceria com o grupo de pesquisadores liderados pelo professor Paulo Blikstein, da Universidade de Columbia. O trabalho também contou com a participação de professores da rede pública municipal de ensino de Sobral e de formadores da Espafege, além do apoio da Fundação Lemann e da Universidade Federal do Ceará.