segunda-feira, 23 de maio de 2022

Oficina de implementação do Currículo IDEIA de Ciências para professores do 5º ano do Ensino Fundamental acontece na terça-feira (24/05)


A Secretaria da Educação de Sobral (SME) realiza, nesta terça-feira (24/05), a partir das 13h, mais uma oficina de implementação do Currículo IDEIA (Invenção, DEscoberta, Investigação e Aprendizado) de Ciências, desta vez para professores do 5º ano. A oficina será realizada, presencialmente, no Centro de Educação a Distância, com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege).

De acordo com a coordenadora de Ensino Fundamental I da SME, Edna Lima, esta será a última formação do semestre letivo voltada para a implementação do Currículo de Ciências de Sobral. “A ideia é que as formações específicas da implementação do currículo voltem entre agosto e setembro. Essa nova rodada de oficinas terá ênfase no eixo que está sendo implementado, que é o Terra e Universo”, pontua.

Esta será a quinta oficina prática de vivência com os professores de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Os professores do 1º, 2º, 3º e 4º anos já foram contemplados, em oficinas realizadas entre os meses de abril e maio.

Nesta oficina, os professores do 5º ano irão vivenciar sequências didáticas do eixo do currículo, que será implementado na rede pública municipal de ensino de Sobral ainda neste ano.

A oficina será ministrada pelos educadores da Esfapege, em parceria com a equipe de parceiros da construção do currículo e com os professores laboratoristas, que atuam nos laboratórios já implantados nas escolas municipais de Sobral.

Currículo IDEIA de Ciências

A elaboração do Currículo IDEIA (Invenção, DEscoberta, Investigação e Aprendizado) de Ciências teve início em 2017, em parceria com o grupo de pesquisadores liderados pelo professor Paulo Blikstein, da Universidade de Columbia. O trabalho também contou com a participação de professores da rede pública municipal de ensino de Sobral e de formadores da Espafege, além do apoio da Fundação Lemann e da Universidade Federal do Ceará.