segunda-feira, 9 de maio de 2022

OBMEP abre inscrições para primeira edição da Olimpíada Mirim


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) lançou a "Olimpíada Mirim", voltada para estudantes do 2° ao 5° ano do ensino fundamental. As inscrições já estão abertas e seguem até 16 de junho, pela internet.

A primeira edição da nova olimpíada será voltada, exclusivamente, para estudantes da rede pública que estejam matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo da OBMEP é identificar talentos ainda mais jovens na Matemática.

Estudantes matriculados em outras modalidades, como a Educação de Jovens e Adultos, estão aptos a participar da olimpíada, desde que sua série escolar corresponda ao 2º, 3º, 4º ou 5º ano do ensino fundamental.

A olimpíada será dividida em duas etapas, com a realização de uma prova de 15 questões de múltipla escolha em cada uma das fases. A prova da primeira etapa será aplicada no dia 30 de agosto, enquanto a prova da segunda etapa será feita pelos estudantes no dia 11 de outubro.

Com a Olimpíada Mirim, além de incentivar o ensino da Matemática, a OBMEP busca transformar a relação das crianças com a disciplina nas séries iniciais, introduzindo aspectos criativos e lúdicos no processo de aprendizagem.

A data de divulgação do resultado final da Olimpíada Mirim será informada posteriormente pela equipe organizadora.