sexta-feira, 27 de maio de 2022

40º Seminário sobre a Educação de Sobral reúne educadores e gestores de dezesseis municípios brasileiros


A Secretaria da Educação de Sobral (SME) promoveu, nos dias 26 e 27 de maio, a 40ª edição do “Seminário sobre a Educação de Sobral”, que apresentou a política educacional do município. O seminário contou com a participação de educadores e gestores de 16 municípios brasileiros.

Abrindo o seminário, no auditório da Prefeitura de Sobral, na tarde da quinta-feira (26/05), o diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Amaury Gomes, apresentou a estrutura da rede municipal de ensino, os desafios superados ao longo dos últimos 25 anos e as novas metas da gestão municipal.

“Para mim, é uma honra estar aqui nesta tarde representando o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, que não pode se fazer presente. É sempre motivo de alegria apresentar a nossa política educacional para educadores e gestores de todo o país”, pontuou Amaury.


Seguindo a programação, a gerente da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Maiara Melo, falou sobre a importância da figura do diretor nas escolas e as estratégias para garantir equidade na rede municipal de ensino.

As comitivas também visitaram, ainda na tarde da quinta-feira, a sede da Esfapege, responsável pela formação dos educadores de Sobral; e da Casa da Avaliação Externa, que realiza, semestralmente, um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.


Já na manhã da sexta-feira (27/05), as comitivas visitaram o Centro de Educação Infantil Padre João Mendes Lira e a Escola Padre Osvaldo Carneiro Chaves, localizados no bairro Dom Expedito; a Escola José da Matta e Silva, no bairro Campo dos Velhos; e a Escola de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina, no bairro Pedro Mendes.

Estiveram presentes no Seminário comitivas das cidades cearenses de Sobral, Solonópole, Morrinhos, Novo Oriente, Deputado Irapuan Pinheiro e Itapajé; das cidades paraenses de Vitória do Xingu e Marituba; das cidades fluminenses de Rio de Janeiro, Barra de São João e Casimiro de Abreu; da cidade mineira de Curvelo; da cidade mato-grossense de Barra do Bugres; e da cidade paraibana de São José de Piranhas.