segunda-feira, 16 de maio de 2022

Estudante da rede pública de ensino de Sobral conquista primeiro lugar em concurso de redação do Senado Federal


O jovem sobralense Francisco Davi da Silva Pereira, estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissional Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, conquistou o primeiro lugar no concurso nacional de redação do Programa Jovem Senador 2022, que teve como tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

Para o estudante, essa é uma chance de expor os resultados da educação sobralense, que já conquistou quatro vezes consecutivas o 1º lugar Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). “Representar o Ceará é uma responsabilidade muito grande, e uma honra também. E representar Sobral e a Escola Lysia Pimentel é um combo. É uma oportunidade de mostrar que o Brasil pode se espelhar na educação de Sobral e de que somos um reflexo de ensino acessível e de qualidade”, pontuou.

Francisco Davi também é o representante do Ceará dentro do projeto, que busca eleger estudantes de cada unidade federativa para serem senadores e senadoras dentro da Semana de Vivência Legislativa.

O aluno foi orientado pela professora de Sociologia da EEEP Lysia Pimentel, Kátia Alves de Sá, que comentou sobre a importância das políticas de ensino do município. “Essa conquista revela como a excelente capacidade dos nossos jovens é elevada a partir da educação de qualidade, pela qual Sobral tem apresentado e, especialmente, a escola Lysia Pimentel tem comprovado com seu histórico de 10 anos no topo do ranking de resultados no Enem e em vestibulares”, explica a professora.

O jovem agora irá para Brasília participar da “Semana de Vivência Legislativa”, última etapa do Programa Jovem Senador, que acontecerá de 27 de junho a 1º de julho. Durante o momento, os jovens senadores e senadoras irão elaborar proposições legislativas, que podem ser aceitas como Projetos de Lei pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal.