quarta-feira, 11 de maio de 2022

Rede municipal de ensino de Sobral terá 34 formações em serviço para educadores em maio


A Secretaria da Educação realiza, neste mês de maio, 34 encontros formativos para professores e coordenadores de todas as modalidades de ensino, além de cuidadores e orientadores educacionais da rede pública municipal de ensino.

As formações têm duração de quatro horas e são realizadas com encontros presenciais e por webconferência. Elas são conduzidas por formadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) com supervisão da equipe da Secretaria da Educação. Todas as formações ficam gravadas no canal da Esfapege no Youtube.

Os encontros começam sempre com uma acolhida e são repassadas orientações gerais sobre os conteúdos e habilidades que serão trabalhados em sala de aula, ao longo do mês, em cada disciplina. Os professores fazem um estudo teórico dos conteúdos e recebem orientações didático-pedagógicas com as expectativas de aprendizagem para os estudantes.

Os educadores recebem um cronograma do que será trabalhado em sala de aula durante o mês, além de sugestões de atividades para desenvolverem os conteúdos com duplo foco: cognitivo e socioemocional.

As formações são específicas para cada ciclo da educação infantil; para professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental; para professores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Artes e Inglês do 6º ao 9º ano do ensino fundamental; para professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA); para professores e cuidadores do Atendimento Educacional Especializado (AEE); para orientadores educacionais e para coordenadores pedagógicos.

A formação continuada de professores teve início em 2001, sendo ampliada para atender o maior número possível de educadores da rede pública municipal de ensino. O programa é uma das estratégias da política educacional do município para a qualificação do processo de ensino-aprendizagem.

Calendário de maio: https://bit.ly/3l1ye6g