segunda-feira, 30 de maio de 2022

Caminhada abre XII Semana do Bebê de Sobral com cerca de 2 mil participantes


A Prefeitura de Sobral realizou, na manhã deste sábado (28/05), a abertura da XII Semana do Bebê de Sobral, que este ano tem como tema “Sobral Cidade da Criança: todos juntos pela primeira infância”. O evento foi marcado pela tradicional Caminhada do Bebê, que contou com a presença de cerca de dois mil participantes, entre crianças da rede municipal, familiares, educadores, servidores e população do município.

A caminhada saiu da Praça da Coluna da Hora em direção à Praça do Bosque, onde aconteceu a “Estação do Brincar” numa ação intersetorial realizada pelas secretarias municipais. O momento contou com brincadeiras e serviços para a população de Sobral, como a vacinação contra a influenza para pessoas acima de 60 anos e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

O prefeito em exercício, Paulão Albuquerque, falou da felicidade de acompanhar de perto a abertura da Semana do Bebê. “Fiquei encantado vendo as crianças participarem das diversas ações planejadas pelas secretarias municipais. Aproveitem essa semana preparada especialmente para vocês”, disse.


Mantendo a tradição de nomear uma criança como a guardiã da chave da cidade, o prefeito em exercício Paulão entregou a chave para Maria Valentina Contreras, estudante do Infantil V da Escola Dinorah Thomaz Ramos, nomeada bebê guardiã na XII Semana do Bebê de Sobral.

“É uma alegria estar retornando para as ruas e as praças de Sobral com esse grande evento, que é uma experiência riquíssima e que tem deixado resultados positivos para as crianças de nossa cidade”, afirmou o articulador do Selo Unicef em Sobral, Emídio Silva.

Durante a solenidade de abertura, ainda foi realizado o lançamento do Conselho da Criança de Sobral, formado pela bebê guardiã, que preside o Conselho, e pelos estudantes Maria Valentina Freire, Ana Kevylla Gomes, Letícia Azevedo, Davi Luiz de Sousa, Maria Júlia Marques, Laíla Evelyn Silva e Humberto Aguiar.


A XII Semana do Bebê segue com uma programação diversificada, com atividades presenciais e virtuais. Serão realizados seminários intersetoriais; praças da criança; palestras para os profissionais de saúde; entrega do Selo Trevo de Quatro Folhas; dentre outras ações.

Criada pela Lei Municipal nº 1.159/2012, a Semana do Bebê é uma importante estratégia de ação intersetorial, que reúne as principais políticas públicas municipais em favor da primeira infância. Em sua XII edição, a ação é coordenada pelo gabinete da Vice-Prefeita, com o apoio das secretarias municipais dos Direitos Humanos e Assistência Social (Sedhas), da Educação (SME), da Saúde (SMS), da Cultura e Turismo (Secult), da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma).