terça-feira, 17 de maio de 2022

Secretaria da Educação de Sobral realiza mutirão de limpeza nas escolas municipais para combater as arboviroses


A Secretaria da Educação de Sobral está realizando, desde o final do mês de abril, mutirões de limpeza nas escolas municipais para combater focos de mosquitos transmissores de arboviroses. Cerca de 50 escolas já participaram da ação, e a expectativa é de que, até o final de maio, todas as 73 unidades escolares municipais realizem os mutirões.

As ações estão sendo realizadas por servidores e estudantes das escolas municipais e de acordo com o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, elas têm o objetivo de retirar os materiais que possam ser futuros focos do mosquito.

Além da limpeza dos espaços físicos, as escolas estão realizando momentos de conscientização para estudantes e servidores a respeito da importância de impedir a proliferação do Aedes aegypti. No final, é esperada a eliminação dos pontos de reprodução do mosquito e propostas de prevenção e de acompanhamento para evitar futuros pontos de água parada.

Combate às arboviroses

A Prefeitura de Sobral, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses, vem desde janeiro de 2022 buscando combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses (dengue, chikungunya e zika) na sede e distritos. Já foram realizadas ações de limpeza e conscientização em bairros e escolas, visitação em residências, além de ações educativas para os moradores de Sobral e região.

A Prefeitura de Sobral disponibiliza o Flagrante do Sujão, canal para relatar descarte irregular de lixo, como meio para também denunciar focos do mosquito Aedes aegypti. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, pelo WhatsApp (88) 9.8802-5029.