terça-feira, 3 de maio de 2022

Professor da Bahia viaja de moto até Sobral para participar da 39ª edição do Seminário sobre a Educação de Sobral


O professor e coordenador pedagógico da Secretaria de Educação do município de Camacã (BA), José Araújo dos Santos, viajou cerca de 1600 km de moto até a cidade de Sobral para participar da 39ª edição do “Seminário sobre a Educação de Sobral”.

A escolha de realizar uma viagem longa com sua motocicleta se deu por conta da afinidade do professor com o veículo. “É o meu meio de transporte preferido. De ônibus acabo precisando tomar remédio e fico sonolento, e o avião está inacessível na atual conjuntura”, afirmou José Araújo. A viagem durou, no total, quatro dias (ida e volta). Foram mais de três mil quilômetros percorridos.

O sucesso da política educacional de Sobral torna o município uma referência e objeto de estudo para diversos interessados na área, que querem conhecer de perto suas práticas pedagógicas, que garantiram, por exemplo, bons resultados no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), no qual conquistou o 1º lugar quatro vezes consecutivas.

Para José Araújo, esses resultados o motivaram a vir de tão longe. “Eu costumo participar de eventos on-line. Participei de um curso on-line [ofertado pela Secretaria da Educação de Sobral], fiquei encantado com os resultados e quis conhecer de perto”, pontuou.

Seminário sobre a Educação de Sobral

No seminário, o secretário da Educação, Herbert Lima, apresenta a política educacional de Sobral, implementada ao longo dos últimos 25 anos; fala sobre a política de formação continuada dos professores; o trabalho da tutoria pedagógica e da avaliação externa; além dos próximos desafios de Sobral. Os participantes também visitam escolas da rede municipal de ensino e demais equipamentos ligados à Secretaria.

O Seminário sobre a Educação de Sobral acontece mensalmente e recebe educadores de diversos estados brasileiros para compartilhamento de experiências. A última edição, realizada nos dias 28 e 29 de abril, reuniu educadores e gestores de 22 municípios brasileiros.