quarta-feira, 18 de maio de 2022

Estudantes da rede pública municipal de ensino de Sobral participam de avaliação diagnóstica do Programa Cientista Chefe


Os estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Sobral participam, até esta sexta-feira (20/05), da Avaliação Diagnóstica Municipal 2022.1. As avaliações estão sendo realizadas em parceria com a Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância e a Universidade Federal do Ceará, por meio do Programa Cientista Chefe.

As provas estão sendo realizadas de forma online, por meio do Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional (SISEDU). São aplicados testes de Língua Portuguesa e Matemática, com 25 questões de múltipla escolha cada um, com tempo máximo de 2h30 para realização.

As avaliações contam com itens exploratórios de habilidades presentes em avaliações de larga escala (quinto e nono anos), além de conhecimentos e habilidades prévios, mapeados no currículo sobralense do quarto ao nono ano do ensino fundamental.

Segundo a gerente da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Maiara Melo, “o objetivo é mapear cada vez mais as dificuldades dos alunos e traçar as estratégias de recuperação. Essa avaliação vem como suporte e amplitude na leitura dos dados”.

PROGRAMA CIENTISTA CHEFE

O Programa Cientista Chefe tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Por meio dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias e órgãos estratégicos do Governo do Estado do Ceará para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.